Principais tipos de Yoga

Namaste! Apresento resumidamente neste post, os principais e tradicionais tipos de Yoga. Incluo também, as escolas de Yoga que mais se destacaram nos últimos anos. 

Tipos deYoga.


Haṭha: Sistema de posturas, exercícios respiratórios e técnicas de limpeza, com objetivo de purificar o corpo, dando à pessoa consciência e controle de seus estados interiores, podendo torna-la apta para a meditação. É uma escada para chegar à prática do Rāja-Yoga. 

Karma: Prática de todas as ações de forma dhármica e com a atitude de entrega à Ishvara. Entendimento sobre o resultado da ação e sua aceitação. 


Jñāna: caminho da sabedoria. Ênfase à aplicação da inteligência discernidora para alcançar a libertação espiritual. Estudo de Vedanta.


Bhakti: Devoção de entrega total à Isvara na forma que mais te agradar. 


Rāja: O caminho supremo do Yoga. Combina a essência de todos os caminhos, sistematizado pelo sábio Patañjali, no segundo século a.C. Rāja Yoga é a ciência régia da alma, supera a ortodoxia da religião ao descrever sistematicamente a prática de métodos universalmente necessários para a perfeição de cada indivíduo, independente de sua raça ou credo.

Rāja = Régia

Atualmente existem muitas modalidades de Yoga, mas cito aqui resumidamente uma delas, o Kriya Yoga de Paramahansa Yogananda.

Kriyā-Yoga: Kriyā=fazer, agir, reagir  


No cerne do sistema de Rāja-Yoga está o Kriyā-Yoga, que capacita a pessoa a perceber, desde o início de seu esforço, vislumbres da meta final. Kriyā-Yoga é uma ciência antiga. É a união (Yoga) com o infinito por meio de certa ação ou rito (Kriyā). Lahiri Mahaśaya recebeu-a de seu grande guruMahavatar Babaji, que redescobriu e esclareceu a técnica depois das Idades das Trevas, época em que esteve perdida. Babaji batizou-a de novo, simplesmente, de Kriyā-Yoga. “A Kriyā Yoga que estou transmitindo ao mundo por seu intermédio neste século XIX – disse Babaji a Lahiri Mahaśaya – é a revivificação da mesma ciência que Kṛṣṇa deu há milênios a Arjuna; e que foi mais tarde conhecida por Patañjali e Cristo, e por São João, São Paulo e outros discípulos.” 
Sagrada Ciência espiritual que se originou na Índia há milênios, Kriyā-Yoga é uma técnica avançada de meditação cuja prática regular conduz à união com Deus e à libertação de todo tipo de escravidão da alma. Inclui determinadas técnicas de meditação. 
Existem algumas linhas de kriya Yoga na Índia. Uma delas, a que eu sigo, é a de Paramahansa Yogananda, que se iniciou em Ranchi, na Índia e expandiu-se para o Ocidente.
Paramahansa Yogananda explicou que raiz sânscrita da palavra Kriyā é kṛ, fazer, agir e reagir; a mesma encontra-se na palavra karma, o princípio natural de causa e efeito. 
Kriyā Yoga é, portanto, “união (yoga) com o Infinito por meio de certa ação ou rito (Kriyā)”. 
Kriyā-Yoga, uma forma de Rāja-Yoga (yoga “régia” ou completa), é exaltada por Kṛṣṇa no Bhagavad Gītā e por Patañjalino Yoga Sūtra. Revivida nesta era por Mahavatar Babaji, a Kriyā Yoga é a dīkṣā (iniciação espiritual) concedida pelos Gurus da Self-Realization Fellowship. Desde o mahasamādhi (quando um mestre perfeito abandona o corpo físico) de Paramahansa Yogananda, a dīkṣā é dada por seu representante espiritual autorizado, o presidente da Self-Realization Fellowship/Yogoda Satsanga Society of India (ou alguém por ele indicado). Os membros da Self-Realization qualificam-se para receber dīkṣā após preencherem certos requisitos espirituais preliminares. Quem recebe dīkṣā é um Kriyā Yogin ou Kriyaban.
Para se tornar um praticante de Kriyā Yoga é necessário solicitar as lições no site da Self – Realization Fellowship:


Om. Tat. Sat. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *