No próximo 8 de março, comemora-se a grande noite de Shiva: Mahā Shivaratri. Mahā significa grande e Shivaratri, ratri é noite e Shiva é aquele que é O auspicioso, mangalam, ānanda svarupa, a pura felicidade.
Contam os Puranas que Brahma e Vishnu estavam discutindo e Shiva se manifestou como um Shiva Linga, com o esplendor do sol, muito brilhante. Aí ele se dividiu em 12 Shiva lingas muito brilhantes e eles foram instalados em várias partes da Índia, que era chamada Bharata, abençoando a humanidade.
Apesar de muito se falar sobre linga, Swami Sadatmananda explica que ele é a indicação da representação de todas as formas, sem nenhuma forma específica. Shiva linga representa o senhor Shiva que é um símbolo de Deus, na forma do belo, encantador, alegre e auspicioso Yogi. Shiva é Adi Yogi, o primeiro Yogi, uma inspiração para todos nós.
“De manhã, eu me lembro do senhor Shiva, o senhor de todos os deuses, que carrega Ganga Ma na cabeça, possui em suas mãos algumas armas sendo uma delas o seu tridente, mas também abhaya mudra, que diz ‘não tenha medo de mim'”.
Shiva é o remédio que remove a doença do samsara. Mas o que é a doença do samsāra? É a ignorância de quem Eu sou em essência. E essa ignorância gera a sensação de que somos pequenos, de que precisamos ser melhores e fazer tantas coisas para sermos aceitos e amados.
E como posso me libertar do sofrimento?
Contemplando sobre Shiva e se tornando um com Ele.
Isso é possível através do estudo de Vedanta, onde você irá ouvir sobre o EU até que a ignorância seja removida. Por trás da ignorância está a nossa real natureza, que é Ishvara, que é Shiva.
Neste dia tão auspicioso, que se chama ‘a grande noite de Shiva’ que você possa se lembrar do divino, em qualquer uma das suas formas. Reserve um tempo para o seu relacionamento com Ele.
No ashram/gurukulam, nós fazemos Shivaratri vrata, um dia dedicado a Shiva.
Você pode fazer na sua casa, de forma simples, um vrata para Shiva:
1. Shiva nama sankirtanam: Cante ‘Om namah shivaya’ por um período estipulado por você. No ashram do Swami Dayananda na Índia, cantamos 3 horas seguidas, sem interrupção. Você pode fazer menos tempo, meia hora por exemplo ou uma volta de japamala inteira
2. Jejum: este é um dia para realizar o jejum, mas se você precisa tomar medicamentos ou tiver algum problema de saúde, não faça. Uma forma mais simples é comer frutas e castanhas apenas, durante o dia todo. Aqui no ashram, estamos em jejum.
3. Pūjā: ofereça no seu altar físico ou no altar do coração, uma flor, um pouco de água, incenso, um alimento (pode ser uma fruta, arroz ou doce. Não oferecemos alimentos com cebola, alho e pimenta e o alimento tem que estar inteiro, não pode dar um pedaço de bolo que já foi comido por exemplo.)
Cante alguns mantras ou faça uma oração durante o oferecimento. Aqui no ashram acontecem pujas especiais ao amanhecer e após o almoço. No fim de tarde até a noite, 4 horas de puja, com o canto do Rudram 11 vezes.
4. Meditação: faça meditação e durante ela, japa (a repetição) do nome de Shiva.
O importante é fazer com respeito e devoção, reservando um momento do seu dia para cumprir corretamente o que se propôs a fazer.
Que você possa ser abençoado por Shiva neste dia tão especial.
Om namah shivaya!🔱✨
Texto: Juliana Campesi